Meus pulos pelo mundo e dicas Instagram para hotéis

Olá! Criei o Meus pulos pelo mundo com a proposta de unir minhas duas paixões: turistar e comunicar. Fiquei imersa em estudos e testes no Instagram – plataforma virtual que escolhi para startar a minha ideia. Surgiu então a vontade de compartilhar alguns insights para o nicho hoteleiro e, neste artigo, espero de alguma forma contribuir para a atuação dos meios de hospedagens nessa rede social que reúne 700 milhões de usuários. Divido aqui o que tenho aprendido e percepções por estar em conexão e networking com quase 200 blogueiros do setor.

Especificamente para os meios de hospedagens, o Instagram tem mais funcionalidade como um consolidador de marca do que como um canal de vendas. Olha que potencial enorme poder mostrar para os seguidores como é a experiência da viagem como um todo, ou a de proporcionar que um bom cliente torne-se um embaixador da sua marca. Retorno não palpável, diretamente ligado à emoção, de mão dadas com novas formas do comunicar: a que gera engajamento com os consumidores, aproximação.

Percebo que o Instagram é mesmo um canal importante para estabelecer afinidades e que, de fato, promove um networking genuíno. Aproveite para apresentar, educar sobre o seu produto, mostrar as facilidades que o hotel oferece, os benefícios ao escolher a sua marca. Tudo isso de forma natural, por meio de uma foto descontraída, um vídeo com curiosidades do destino…

insta

Instagram: conteúdo gerado pelo hóspede

Quando pensamos em viajar, lembramos de bons momentos, férias, imaginamos lugares novos, conhecer pessoas, culturas. Como consumidora, quando decido um destino e inicio uma pesquisa, uma das primeiras coisas que busco são fotos do lugar nas redes sociais, internet, são percepções de pessoas que tenho identificação e não só de famosos e expert no assunto (acaba fugindo da realidade de muitos viajantes). E a busca segue… por hashtag, outras plataformas que reúnam depoimentos de quem já usufruiu o produto: Trip Advisor, Booking, e até mesmo o Relcame Aqui.

No Instagram, todos podem ser artistas e talvez essa seja a grande sacada da ferramenta para o turismo. Aproveitar o seu próprio hóspede para propagar uma boa experiência com a sua marca. Por isso, crie hashtag que identifique o hotel, propague-a, interaja com o consumidor, agrade quem contribui para que a vivência no seu hotel seja compartilhada em tempo real.

A rede Four Seasons Hotels, por exemplo, monitora publicações do Instagram marcadas por região para cumprir a promessa de oferecer um serviço personalizado no meio digital. Alguns clientes que postam fotos em unidades da rede são agraciados com serviços diferenciados. Dai eu penso: “Então só por a pessoa mostrar para o mundão o quanto a vida dela é maravilhosa em hotéis divinos ela é ainda mais paparicada?” Sim, é isso! Tem quem adore, garanto. Esse é um exemplo de como incentivar postagens e boas referências da sua hospedagem, e ainda construir uma relação de mais apreço com o seu público-alvo.

Como devem ser os posts de hotéis e pousadas?

Eu aposto em posts que mostrem como funciona os bastidores da hospedagem, a equipe em ação, histórias curiosas, detalhes das comodidades, os atrativos ao redor do hotel, os points descolados do destino, atividades promovidas para os hóspedes, e por aí vai! Tem que ser criativo, pensar em variedade e investir em boas imagens. A frequência de uma postagem por dia está de ótimo tamanho, o Instagram é muito dinâmico e a atualização é fundamental, mas sempre com a atenção de não cansar o público. Abuse um pouco mais dos Stories, mostrando em tempo real a experiência que o seu produto proporciona.

O sucesso de um conteúdo, a criação de uma comunicação coerente e que fortaleça a imagem da sua marca só é possível por meio de muito trabalho, análise e planejamento. Não esqueça disso, não é postar por postar, sem identidade visual e cuidado com a mensagem.

Como mensurar os resultados?

Existem muitas possibilidades de métricas a serem definidas de forma estratégica, mas resumindo: é importante rastrear o aumento do número de seguidores, as curtidas de imagens, os comentários e as menções a hashtags mensalmente. Assim, pode-se avaliar melhor o que está dando certo e planejar os próximos passos. Claro que ter mais seguidores é importante, mas o engajamento com curtidas e comentários nas fotos comprova que o conteúdo está tendo repercussão junto ao público.

Valorize o Instagram como um aliado em propagar percepções do seu cliente e a mensagem que sua empresa transmite, pensando em cada detalhe. Dessa forma seu marketing terá mais chances de alcançar resultados reais.

Será que se você chegou até aqui foi porque gostou do conteúdo? Se sim 🙂 posso fazer um pedido? Conheça  meu IG e pule comigo!

Para finalizar, compartilho o Blog da Hotelaria da Grazin Atacado, empresa que vende móveis para hotelaria. Uma excelente exemplo de um bom trabalho de marketing desenvolvido para o público-alvo, tem dicas super valiosas para os negócios hoteleiros.

Um pulo virtuoso, Rhaiane Sodré.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s